Importância do rastreador redundante no rastreamento de Cargas
A transformação digital no rastreamento de cargas e nos serviços logísticos como um todo, provaram ao longo dos anos que os dispositivos IoT criados para dar suporte às empresas de transporte e aos produtores, são essenciais para a sustentabilidade e a evolução destes negócios. Segundo pesquisas realizadas no mercado brasileiro, atualmente mais de 70% das transportadoras têm buscado de alguma maneira, soluções de rastreamento redundante. Mas o que seria um rastreador redundante e qual sua importância no rastreamento de cargas?
Atualmente, uma das diversas vantagens de se obter o rastreador redundante, é o incremento de comunicação LoRa, que além de permitir uma opção de comunicação híbrida é uma opção anti jamming, o que aumenta a segurança da comunicação. Além disso, a comunicação LoRa também possibilita a comunicação peer-to-peer, possibilitando que caminhões se comuniquem via radiofrequência de longo alcance desde que parametrizados no mesmo protocolo.
Outra opção de redundância muito utilizada é o incremento de terminais satelitais na operação de telemetria. Com cobertura de 100% do globo, a tecnologia satelital assegura e disponibiliza mecanismos que previnem furtos e roubos de veículos de cargas em deslocamento com uma maior agilidade e robustez sem a variável de cobertura.
Com um rastreador redundante instalado e conectado a uma comunicação satelital que serve a telemetria e a logística, é possível:
· Realizar a gestão da carga transportada: é possível rastrear a carreta e o cavalo separadamente, viabilizando controle de eventuais desvios do processo padrão, garantindo sempre controle total da carga transportada;
· Recuperar a carga: Em caso de furtos e roubos, com o dispositivo instalado (seja o terminal satelital ou um rastreador redundante na carreta) as chances de recuperação da carga e do veículo são muito maiores. Isso porque com duas ou mais tecnologias de rastreio é possível garantir que o veículo sempre estará sendo monitorado. Outra opção que pode aumentar ainda mais o controle são as iscas de carga. Exigidas pelas GRs para cargas de alto valor agregado, as iscas também são uma excelente ferramenta para a recuperação de cargas;
· Alocar rastreador redundante na carreta, permitindo rastreamento da carreta e do cavalo de forma independente;
· Melhorar a relação entre os clientes e prestadores de serviço: quanto maior o controle e a gestão das informações de bordo pelo gestor de frota, mais credibilidade e diferencial no ganho de resultados o colocarão frente aos seus concorrentes.
No cenário atual, com aumento crescente no roubo de cargas em diversas regiões do país, é vital que a segurança dos veículos seja o foco para tomar uma decisão acertada para a oferta de um serviço de qualidade e que atenda às inúmeras demandas do dia a dia das operações logísticas. Enquanto isso, a IoT continuará evoluindo em prol de alternativas cada vez mais acessíveis. Conte com a Effortech para ter acesso à nova geração de dispositivos de comunicação para a prestação de um serviço de telemetria de qualidade.