Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

IoT – O que é e como funciona?

Tempo estimado de leitura: 03:11 minutos

Entenda o que é e como funciona a IoT

A invenção da internet permitiu que o mundo inteiro se conectasse através da tecnologia. Ao invés de esperar semanas por uma carta, minutos por uma ligação ou horas para assistir ao jornal e saber das notícias, conseguimos acessar qualquer informação instantaneamente, apenas com um clique.

E da mesma forma que nós nos conectamos e trocamos dados através da internet, atualmente muitos objetos fazem o mesmo. E a essa conexão e troca de informação entre dispositivos, damos o nome de Internet das Coisas (IoT).

Com a popularização da conexão sem fio, objetos usados no dia a dia, como uma cafeteira, máquina de lavar, irrigador, ou até mesmo grandes maquinários industriais e aviões, são equipados com sensores e softwares preparados para receber, enviar e analisar dados através da internet.

E muito além de apenas viabilizar a troca de informações. Com base nelas a IoT também toma decisões e executa funções de forma inteligente, como por exemplo ligar as luzes de casa quando estamos chegando do trabalho.

Como a IoT funciona

De forma geral, os dispositivos IoT coletam e compartilham dados em tempo real para um gateway ou para outro dispositivo, que envia a informação para ser analisada na nuvem.

Quando dispositivos relacionados estão conectados, um age de acordo com as informações que recebe do outro, sem precisar de intervenção humana. No caso do exemplo que citamos acima, ao se aproximar de casa, o carro envia informações para o sistema inteligente da residência, que aciona as luzes.

Leita Também: Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia RFID

Assim, a IoT viabiliza uma rede de comunicação que pode formar um relacionamento de pessoas com pessoas, pessoas com dispositivos (que ocorre quando configuramos e passamos instruções aos objetos através de aplicativos) e dispositivos com dispositivos, como no exemplo.

Os 5 componentes da IoT

Para funcionar como deve e transmitir as informações de ponta a ponta, a IoT conta com cinco componentes principais: os dispositivos, o gateway, a nuvem, a análise e o monitoramento.

Os dispositivos, objetos ou coisas, recebem sensores que captam, processam e transmitem dados do ambiente para o gateway, que executa a ação e envia a informação para a nuvem, onde ela é novamente processada e passa por uma análise algorítmica antes de chegar nas mãos quem está monitorando o processo, sendo acessada através da interface do aplicativo que gerencia o dispositivo.

A informação faz todo esse caminho para ser trabalhada e chegar de forma clara até nós, permitindo tomadas de decisão muito mais rápidas e assertivas.

IoT sem internet

Apesar de toda a ideia da IoT girar em torno de uma coisa ou um dispositivo conectado à internet, não quer dizer que objetos que coletam e transferem dados sem ela não se enquadram como IoT.

Caso o dispositivo que está realizando a coleta esteja conectado através do bluetooth, infravermelho ou mesmo por uma rede dedicada a outro dispositivo que está conectado transmitindo dados através da internet, ambos fazem parte da IoT, de forma que não é obrigatório que todas as coisas envolvidas tenham esse acesso.

Toda essa movimentação que a IoT viabiliza, permite a automatização de milhares de processos, reduzindo custos, mão de obra e tempo. Máquinas são programadas para monitorar a qualidade dos produtos, bens móveis podem ser rastreados e analisados em tempo real e até mesmo a saúde pode ser acompanhada de perto.

São inúmeras possibilidades, e se você quiser descobrir como a Internet das Coisas pode otimizar os processos e os resultados da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe, que nós te ajudamos a colocar essa solução em prática no seu negócio.

Leia Também: Aplicações mais relevantes da IoT nas empresas