Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Série Rastreando o Lucro: #Hack4

Tempo estimado de leitura: 02:11 minutos

Nesta #Hach da série #RastreandoOLucro vamos te ajudar a responder uma das primeiras perguntas que são feitas internamente: desenvolver a minha solução ou adquirir uma solução “de mercado”. 

Os devices IoT são considerados o coração de qualquer tecnologia envolvida nas soluções IoT, ou seja, estão diretamente relacionados. Para uma escolha assertiva, alguns aspectos devem ser levados em consideração: o ponto de vista tecnológico, o suporte de rede, os aplicativos, os requisitos de segurança, entre outros.  

Para que a combinação entre dispositivo e tecnologia seja garantida, é necessário determinar o padrão do dispositivo: MQTT, LIGHTWEIGHT, M2M e habilitação de serviços. Esses padrões são na verdade protocolos e cada um desses protocolos suportam diferentes funcionalidades. A escolha correta do protocolo é extremamente importante para que os dispositivos suportem as aplicações e possam ser utilizados em conjunto com outras tecnologias.

Compreendidos e selecionados os protocolos, restam duas opções: adquirir equipamentos que atendam aos requisitos da sua solução, o chamado  “plug in play”, ou “pronto para uso” ou construir um dispositivo proprietário desde o início.

As duas alternativas possuem vantagens e desvantagens, mas a maior desvantagem de construir um dispositivo proprietário é, sem dúvidas, o tempo. Atualmente temos uma gama enorme de produtos de qualidade no mercado, escolher o dispositivo ideal com toda a certeza é um diferencial e pode gerar uma economia de tempo, recursos, esforços, ajustes de design e certificação.

Faz mais sentido para empresas que estão indo para o mercado como “empresas de IoT” e possuem um núcleo competente em tecnologia. Normalmente essas empresas devem possuir (e possuem) uma expertise necessária para executar o desenvolvimento. O peso de “se ter soluções próprias” é importante e geram impactos positivos tanto financeiros quanto intelectuais.

Por outro lado, comprar soluções já prontas faz mais sentido para empresas que estão usando soluções IoT como “consumo” ou construção de soluções completas para seus clientes, implementando as melhores operações e processos. É uma boa alternativa também para empresas que possuem poucos recursos internos (seja de pessoas ou financeiros), o que torna o investimento inicial em dispositivos prontos a melhor alternativa.

Independente da decisão, o mais importante é que o dispositivo escolhido suporte todos os demais dispositivos que comporão a solução, que apresentem dados confiáveis e as devidas proteções e, no final, apresente bons resultados de avaliação de segurança.