Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Agricultura IoT: Transformando o campo com tecnologia inteligente

Tempo estimado de leitura: 04:00 minutos

O agronegócio, setor que representa quase 25% do PIB nacional, está passando por uma revolução silenciosa impulsionada pela tecnologia. A conectividade via satélite, em particular, está no centro dessa transformação.

Em áreas rurais, onde cerca de 13 milhões de brasileiros vivem sem cobertura de sinal, soluções inovadoras como os terminais satelitais Icon da Effortech estão abrindo novos horizontes. 

Este dispositivo vai além de uma simples ferramenta tecnológica, ele representa um elo entre o agricultor e um futuro mais produtivo.

Acompanhe o conteúdo e entenda melhor!

A Importância da conectividade no Agro

Em primeiro lugar, cabe destacar que a conectividade é fundamental na agricultura IoT. No Brasil, um país com 851 milhões de hectares, dos quais 350 milhões são usados para a agricultura, a falta de uma conexão confiável em áreas rurais é um desafio constante. 

A nossa linha de Terminais Satelitais Icon ST, com sua capacidade de fornecer conectividade via satélites de baixa órbita, responde diretamente a esse desafio. Ele permite não apenas integrar sensores e atuadores, mas também enviar dados em tempo real com precisão, aspecto fundamental para a produtividade agrícola.

Características e benefícios dos Terminais Icon da Effortech

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o Icon ST-0 e o Icon ST-1 são soluções sob medida para as necessidades do setor agrícola. Eles oferecem transmissão de dados segura e confiável, aspecto indispensável para o monitoramento e a gestão remota das informações. 

Com estes dispositivos, por exemplo, os agricultores podem monitorar em tempo real variáveis como umidade do solo, temperatura, condições climáticas e saúde das plantações. Isso resulta em uma gestão mais eficiente dos recursos, como água e fertilizantes, que são críticos para a sustentabilidade.

Casos de uso no Agronegócio

Os exemplos práticos do uso de Internet das Coisas e Conectividade no campo demonstram seu valor para os negócios.

Em fazendas no Centro-Oeste, região líder na produção nacional de soja, o dispositivo tem sido fundamental para monitorar as condições do solo.

Além disso, tem permitido otimizar a irrigação e o uso de fertilizantes. Em plantações de frutas no Nordeste, uma área conhecida por sua diversidade agrícola, da mesma forma, tem ajudado a detectar precocemente sinais de doenças, permitindo a intervenção rápida e eficaz.

Esses casos de uso ilustram o potencial de levar nossas soluções em diferentes cenários e apontam que a tecnologia IoT aos poucos se estabelece como solução efetiva para todas as necessidades do campo.

Integração com IoT e análise de dados

A força dos Terminais Icon reside em sua capacidade de se integrar com outras tecnologias IoT.

Eles atuam como um ponto central para a coleta de dados de diversos sensores, processando e transmitindo essas informações para análise. 

Essa integração fornece uma visão completa da fazenda, permitindo uma gestão baseada em dados.

Decisões sobre plantio, irrigação, colheita e tratamento de pragas, por exemplo, podem ser tomadas com base em informações precisas e atualizadas. Isso leva a uma agricultura IoT mais eficiente e produtiva. 

Considerando que a telemetria em equipamentos agrícolas pode aumentar a eficiência e reduzir custos em até 15%, não se pode subestimar a importância dessa integração.

Tendências futuras e o papel da Effortech

O futuro da agricultura é indiscutivelmente digital, e a conectividade via satélite será um dos seus pilares. 

Com a crescente demanda global por alimentos, que se espera aumentar em 70% até 2050, e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis, tecnologias como as disponíveis nos Terminais Icon ST se tornarão essenciais.

A Effortech, com seu foco em inovação e excelência, está preparada para liderar essa transformação. 

Nosso propósito não é somente democratizar conectividade e tecnologia de ponta, mas principalmente ajudar a resolver problemas reais e tornar melhor a vida de pessoas e negócios mais sustentáveis.

Por isso, nos posicionamos como parceiros estratégicos para os agricultores, formando e potencializando toda uma rede de Prestadores de Serviços que usarão nossas soluções para ajudá-lo a enfrentar os desafios atuais e futuros do setor.

Através de conexões de pessoas, mercados e tecnologias, a Effortech demonstra seu compromisso com o avanço e o desenvolvimento social e econômico do País, oferecendo as ferramentas necessárias para que os negócios possam prosperar na era digital e para que sejamos líderes na garantia da segurança alimentar e da sustentabilidade.

E então? Gostou do conteúdo? Conheça as soluções da Effortech e saiba como estamos transformando a agricultura por meio da IoT no Brasil!