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Série Rastreando o Lucro: #Hack8

Tempo estimado de leitura: 02:13 minutos

Chegamos ao momento de agregarmos valor às vendas. Na verdade, é muito mais do que isso, é entregar valor ao cliente final. É uma estratégia que pode ser utilizada, por exemplo, no mercado digital com Up e Cross Selling. Claro que é uma vantagem competitiva, mas também desafiadora para gestores e empresas. Entenda primeiro o que são estas técnicas:

De maneira objetiva e trazendo ao “pé da letra”, Cross selling seria “venda cruzada”, ou seja, é uma forma inteligente para gerarmos valor oferecendo soluções e/ou tecnologias, proporcionando experiência de compra. Seja através de compras online ou estabelecimentos físicos, você chega para comprar um item e sai de lá com vários outros adicionais, correlacionados ao primeiro item.

Já o Up selling seria simplesmente um upgrade, ou seja, uma melhoria. Falando em tecnologia, seria um dispositivo com a versão mais atualizada, ou de maior durabilidade, ou com uma potência superior por exemplo, mais completo!

Resumindo, Cross Selling adiciona produtos relacionados ao produto original e Up Selling convence a compra de uma solução mais cara, porém mais completa. Mas atenção, entenda a real necessidade do cliente, não é para “empurrar” produto. A ideia é agregar e gerar valor de maneira personalizada!

– Exemplo diário, você vai na Hamburgueria para comer um X-Burguer. Mas o atendente te apresenta um X-Bacon, maior, mais completo, (Up Selling). E diz o seguinte: – Por mais R$ 0,99 agora, você leva uma batata frita tamanho médio para acompanhar, você gosta? (Cross selling). E acrescenta: – Para refrescar neste calor, por mais R$ 1,99, ganhe um refrigerante grande. Pronto, combo do sucesso! A loja vendeu mais e você ficou mais feliz, completo e satisfeito!

– E na tecnologia, por exemplo em rastreamento de veículos? Apareceu uma oportunidade para rastrear veículos leves e você está em busca de uma solução 2G, passiva, para básica geolocalização. Mas olha só, pensando na evolução das redes móveis, ativa, já estamos na era 4G, ou seja, que tal um upgrade que já está em plena operação, para se destacar no mercado competitivo? – Quero!

Nesta solução, agora em 4G, seria interessante mais interfaces analógicas e digitais, que além do rastreamento básico lhe permita acionar portas e alarme sonoro? Mais enriquecedor ainda, será que 1-wire, bluetooth e entrada serial, para identificar motorista, bloquear veículo, monitorar temperatura e manutenção preditiva, tudo isso agregaria valor ao cliente e mais benefícios? – Uau, sim!

Isso é benefício mútuo, ganha/ganha. Satisfação que atende a ambos. Agora me diz aí, depois dessa, como você vai alavancar os seus negócios em 2023?