Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Crescimento de Empresas de Monitoramento e Rastreamento no Brasil: Tendências e Previsões

Tempo estimado de leitura: 02:08 minutos

Nos últimos anos, as empresas de monitoramento e rastreamento têm ganhado destaque no Brasil, impulsionadas pelo crescimento da Internet das Coisas (IoT) e pelas necessidades de segurança e eficiência em diversos setores da economia. De acordo com dados de mercado, essa tendência deve se intensificar nos próximos anos, impulsionando o desenvolvimento de novas soluções e oportunidades de negócios.

Em 2020, o mercado de monitoramento e rastreamento no Brasil foi avaliado em cerca de R$ 10 bilhões, com previsão de crescimento médio de 8,3% ao ano até 2023. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Monitoramento (ABEM), o segmento tem potencial para atender mais de 12 milhões de estabelecimentos comerciais e residenciais no país, com uma demanda crescente por soluções integradas e personalizadas.

Os principais setores que impulsionam o mercado de monitoramento e rastreamento no Brasil são o de transporte, logística, segurança pública, varejo e residencial. No setor de transporte, por exemplo, a adoção de soluções de rastreamento e telemetria é fundamental para a gestão de frotas, redução de custos e aumento da segurança. Já no setor de varejo, a integração de sistemas de monitoramento e análise de dados permite otimizar a gestão de estoques, prevenção de perdas e melhoria da experiência do cliente.

No período do problema da COVID-19, a demanda por soluções de monitoramento e rastreamento tem se intensificado em diversos setores, especialmente no e-commerce e na logística de entrega. Segundo dados da ABComm, as vendas online no Brasil cresceram 68% em 2020 em comparação com o ano anterior, impulsionando o desenvolvimento de novas soluções de rastreamento de pedidos, entregas e estoques.

Além disso, a tendência de cidades inteligentes (smart city) e de indústrias 4.0 tem gerado novas demandas por soluções de IoT e monitoramento em tempo real. Com o uso de sensores, dispositivos móveis e inteligência artificial, é possível monitorar o tráfego, o consumo de energia, a qualidade do ar e outros indicadores em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável das cidades e indústrias.

Diante dessas tendências e previsões, as empresas de monitoramento e rastreamento têm um grande potencial de crescimento e inovação nos próximos anos, desde que saibam aproveitar as oportunidades e desafios do mercado. A Effortech, como uma empresa referência em soluções IoT, está preparada para ajudar outras empresas a aproveitar essas oportunidades e alcançar seus objetivos de negócios com segurança e eficiência.