Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

IoT e o Futuro do Rastreamento Contínuo de Ativos.

Tempo estimado de leitura: 03:13 minutos

O uso da Internet das Coisas (IoT) para o rastreamento de ativos vêm facilitando o gerenciamento, monitoramento e coleta de informações de bens em vários nichos do mercado.

A transmissão de dados de ponta a ponta possibilita sua visualização rápida para que decisões possam ser tomadas de forma mais assertiva e com menos desperdício, otimizando processos e garantindo melhores resultados.

Mas os novos desenvolvimentos mostram que a utilização da IoT neste nicho aponta para um futuro em que o rastreamento de ativos será mais preciso, terá maior alcance e irá transmitir informações de forma muito mais abrangente e contínua.

A partir da junção de tecnologias diferentes que irão combinar diversas soluções de conectividade via satélite e Wi-fi , bens poderão ser gerenciados globalmente tanto em áreas internas quanto em áreas externas por um custo mais acessível, tornando os processos de rastreio e logística mais eficientes em diversas segmentações do mercado.

Na prática, locais “remotos” onde a rede terrestre não chega, ou não está presente de forma efetiva, passam a receber cobertura contínua através da combinação que citamos acima. A coleta e transmissão de dados sobre os ativos irá ocorrer de forma mista à partir de novas tecnologias de conectividade via satélite, 5G ou redes LPWAN, utilizando qual estiver disponível e tiver mais aderência para a aplicação

Leia também: IoT – O que é e como funciona?

Uma área em específico que pode se beneficiar muito deste desdobramento, é a pecuária, visto que em breve será possível que os pecuaristas gerenciem seu rebanho em tempo real em áreas remotas, tendo acesso a informações como a localização, período fértil e o estado de saúde de cada animal, o que muito além de prevenir acidentes e a transmissão de doenças, aumenta a produtividade e lucratividade do rebanho.

Em uma visão “macro” do mercado, as novas possibilidades de rastreamento vêm de encontro a uma demanda crescente vinda dos consumidores, especialmente ocidentais, que estão cada vez mais preocupados com a procedência dos produtos que consomem.

Saber de onde um alimento ou um objeto veio, e qual foi a sua jornada até chegar no destino final, se tornou uma grande questão para as gerações atuais, que prezam não só por qualidade e autenticidade, mas também pelo seu posicionamento frente a um mercado onde produtos orgânicos e cruelty-free são cada vez mais visados.

Esta demanda mostra que as futuras aplicações da IoT no rastreamento de ativos irão trazer informações não somente aos produtores, mas também aos consumidores, criando um ecossistema cada vez mais conectado.

Leia também: Aplicações mais relevantes da IoT nas empresas

As novas soluções também terão peso na digitalização da cadeia de suprimentos, que se tornará mais ágil e transparente. De acordo com a Gartner, empresa americana de consultoria, até o próximo ano, ao menos 50% das grandes empresas a nível global irão utilizar IoT, AI (Inteligência Artifical) e análises avançadas para otimizar as operações de suas cadeias de suprimentos. Pensando a longo prazo, em alguns anos todas as principais atuantes do mercado aplicarão as mesmas tecnologias em suas próprias cadeias, tornando o monitoramento de todos os processos muito mais minucioso.

O futuro do rastreamento de ativos através da IoT irá trazer soluções específicas, para problemas específicos, dentro de um setor específico, entregando o valor que cada nicho de mercado necessita para otimizar seus resultados e reduzir custos através de um bom gerenciamento de ativos.

E mesmo atualmente, o uso da IoT traz possibilidades diversas e otimiza processos em inúmeras áreas. Se quiser descobrir como ela pode melhorar os processos e os resultados da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe, que nós te ajudamos a colocar essa solução em prática no seu negócio.