Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

O que é e como gerar valor através da IoT

Tempo estimado de leitura: 06:57 minutos

Em 2015, a Wired anunciou a “quarta revolução industrial”. Na previsão, a revista citou as máquinas conectadas e automatizadas por IoT. Mas afinal, o que é IoT? A sigla significa “Internet das Coisas” (internet of things) e, de maneira ampla, o termo engloba tudo o que está ligada à internet, fazendo com que objetos “conversem” entre si.

Ao combinar esses dispositivos conectados com sistemas automatizados, é possível coletar informações, analisá-las e gerar uma ação para auxiliar em uma tarefa específica. Isso vai desde uma sistema complexo em maquinário industrial até um smartwatch.

Conectar todos esses objetos diferentes e adicionar sensores a eles adiciona um nível de inteligência digital a dispositivos que seriam “burros” de outra forma, permitindo-lhes comunicar dados em tempo real sem envolver um ser humano. A Internet das Coisas está tornando a estrutura do mundo ao nosso redor mais inteligente e responsiva, mesclando os universos digital e físico. 

Como viabilizar soluções em IoT?

Para as empresas, o conhecimento do que é IoT pode garantir vantagem competitiva no mercado. Afinal, a internet das coisas é capaz de tornar processos, ferramentas e máquinas muito mais inteligentes e conectados.

Sendo assim, hoje em dia, é possível melhorar a automação de processos industriais (empacotamento de produtos), assim como administrativos, (planilhas integradas e projeções).

Quando se trata de atendimento ao cliente, por exemplo, pode-se automatizar e conectar a captação de informações para fins de marketing e vendas, além de dar uma experiência satisfatória aos clientes. Conhecer as aplicações pode ser um passo a mais para o sucesso nas mais diversas estratégias empresariais.

Sucesso na agricultura brasileira

O relatório de 2019 do Inter-American Development Bank traz o caso do sucesso da IoT no Brasil. A agricultura é uma grande parte da economia brasileira: em 2015, os produtos agrícolas representaram 46,2% das exportações totais do Brasil e 21,5% do PIB.

É lógico, portanto, que a agricultura é uma das “verticais” priorizadas no plano nacional de IoT do Brasil. A tecnologia IoT pode ajudar a aumentar a eficiência desse setor de mão de obra intensiva, com sensores que ajudam a detectar a necessidade de mais irrigação, mudanças nas condições climáticas e prontidão para a colheita das safras.

O plano de ação da IoT do Brasil estima que a adoção dessas tecnologias pode levar a um aumento de produtividade de até 25% nas fazendas brasileiras até 2025, sem mencionar uma queda de até 20% no uso de pesticidas e fertilizantes artificiais.

Passo a passo para montar uma solução IoT

É importante garantir não apenas que você saiba como implementá-la, mas também para qual finalidade. Dessa forma, você garante que a IoT irá melhorar seus negócios de uma forma que não apenas reembolsará o investimento, mas também abrirá a possibilidade de maior eficiência de custo de seu serviço, produto ou linha de produção existente. Também pode aprimorar seus produtos e serviços existentes, adicionando novos recursos e possibilidades – e até mesmo criar novos negócios.

Aplicação: exemplo de benefícios na indústria petroleira

O uso da tecnologia IoT, que incorpora análise de dados avançada e raciocínio preditivo, na indústria do petróleo permite que as empresas controlem, analisem e atuem em grandes conjuntos de dados dos ativos físicos empregados no campo. A análise de dados avançada pode desbloquear e agregar os muitos sensores usados ​​na indústria de petróleo e gás para automatizar a resposta de certos sistemas sem sobrecarregar as equipes de TI e operações.

Esses benefícios podem ser aplicados a três tipos diferentes de operações em óleo e gás: operações não convencionais, convencionais e “midstream”.

Não convencionais: Usa um grande número de poços implantados rapidamente, onde a coleta e análise oportuna de dados é crítica para compreender as características do campo de petróleo com menos tentativa e erro. Isso é particularmente verdadeiro no uso de análises para otimizar o espaçamento de poços e os parâmetros de perfuração.

Convencionais: usando muito menos poços do que os não convencionais, a análise de dados e as ferramentas de previsão são capazes de identificar tendências anômalas mais cedo para que os problemas possam ser resolvidos antes que a produção seja impactada ou ocorram falhas.

“Midstream”: com até 70 por cento dos vazamentos de dutos identificados apenas por uma inspeção visual, o uso de sensores e análises pode ajudar a identificar problemas de manutenção de compressores, válvulas e dutos antes que os problemas se tornem catastróficos. Programar manutenção preventiva para esses problemas ajuda a evitar danos ambientais e as multas resultantes.

Plataformas e ferramentas

A internet é a base da IoT, mas os dispositivos IoT são o que a torna útil: eles estão constantemente trabalhando para você, fazendo o que você diz a eles para fazerem o processo de sua empresa mais eficiente. Um dispositivo IoT é qualquer dispositivo capaz de se conectar a uma rede de Internet para:

  • Reunir os dados do sensor, processar e enviar pela Internet para seus terminais designados;
  • Receber comandos pela Internet para controlar atuadores e realizar uma tarefa ou conjunto de tarefas.

Uma plataforma IoT é o software usado para controlar e centralizar todos os aspectos da rede IoT e seus dispositivos conectados, incluindo o envio de comandos e coleta de dados, normalmente por meio de integração em nuvem. Pode ser feito internamente ou obtido de um fornecedor especializado.

Não há necessidade de considerar a obtenção de um sistema robusto antes do estágio de prototipagem, mas ele certamente é necessário para a operação de longo prazo da implementação de IoT. 

Casos mais comuns de uso de IoT

IoT é relativamente novo, mas existe há tempo suficiente para ter sido bem desenvolvido e estabelecido em algumas áreas. O número e a variedade de iniciativas corporativas de IoT estão crescendo, o que significa que já existe uma série de casos de uso atraentes. Depois de identificar seu problema e objetivo, você deve verificar se eles se enquadram em alguns dos casos de uso mais comuns de IoT industrial:

  • Manutenção Preventiva: acompanhar o estado da quantidade de desgaste, danos de peças, oxidação, tudo como forma de evitar danos irreversíveis ou caros;
  • Abastecimento Automático: rastreia os níveis de combustível e óleo, bem como a eficácia do filtro, para que possam ser recarregados ou substituídos antes de se esgotarem, permitindo um funcionamento contínuo;
  • Microgestão de Recursos: medir constantemente o uso de energia, água e gás, de forma a evitar desperdícios e permitir melhor aproveitamento dos recursos;
  • Rastreamento e gerenciamento de ativos: os dois exemplos usados ​​acima se enquadram nisso. Consiste, como o nome sugere, em rastrear ativos: objetos, veículos, e até pessoas;
  • Monitoramento Ambiental: obtenção de dados sobre o meio ambiente, como umidade, poluição, qualidade da água, umidade do solo, temperatura e afins;
  • Design for IoT: um novo produto voltado para consumidores, negócios ou indústrias projetado para ter integração embutida em redes IoT;
  • Controle de Acesso e Segurança: controle de acesso ao espaço físico, digital ou de rede para melhor aproveitamento do tempo de trabalho;
  • Controle e Otimização de Processos: obter dados sobre a eficiência do processo e aplicá-los para aumentar a eficiência;

Comece com a comunicação via satélite

Negócios que atuam em áreas remotas, onde a qualidade do sinal GRPS é baixa, podem encontrar na comunicação via satélite um grande aliado, já que permite uma comunicação ininterrupta de qualquer lugar do planeta. Alguns exemplos de segmentos mais beneficiados com essa tecnologia são: Logística (multimodal), Telemetria, Indústria 4.0, Agricultura 4.0, Gestão de Frotas, entre outros.

Quer saber como a comunicação satelital pode mudar seu negócio? Fale com a gente! A Effortech possui equipe altamente capacitada para orientar sua empresa, independentemente do segmento.

Nossa principal função é prover soluções em conectividade e IoT, seja por meio de nossas soluções em Hardware e Plataforma IoT ou por meio de parceiros com experiência consolidada no mercado. Fale agora com um consultor Effortech.