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Série Rastreando o Lucro: #Hack6

Tempo estimado de leitura: 02:36 minutos

Qual o tamanho do seu parque instalado (ou veículo monitorados)? Você considera esse parque instalado como ativos ou passivos da sua empresa? 

Pode parecer que essa resposta é óbvia, mas talvez valha a pena repensar.

Para a análise, vamos considerar um conceito simples de ativo e passivo. O passivo representa os gastos  que um negócio tem para se manter e o ativo representa os recursos que permitem geração de riqueza.

Considerando que seu parque instalado esteja dando uma receita mensal, é possível afirmar que seu parque é de fato um ativo. Mas quanto vale esse ativo? 

Para saber o valor do seu parque instalado e do seu real ativo, é necessário considerar vários aspectos. Neste hack vamos nos concentrar em 03 pontos que consideramos mais relevantes para a análise:

 Saber quanto seus ativos estão gerando de lucro e fazer um benchmarking com outras empresas, é um método valioso para saber se seus ativos estão trazendo os resultados esperados e atingindo seu potencial. O cálculo do TCO é um início interessante para separar quais os ativos que trazem maior lucro na sua empresa de rastreamento. Outro ponto relevante é compreender qual a estratégia de dados que está utilizando e como está usando essas informações para entregar valor aos seus clientes. Ponto também já abordado no #hack00.  

Nos últimos tempos, um novo fator tem ganhado mais os holofotes: os riscos tecnológicos que a queda do 2G impõe para empresas de rastreamento.  E este é um ponto que consideramos imprescindível para calcular e chegar a conclusão se de fato seu parque instalado é um ativo ou está se transformando em passivo. Você tem mais ativos 2G ou 4G? Embora seja um ponto que tem tirado o sono de muitas empresas de rastreamento, poucas têm conseguido tomar ações concretas para aumentar seus ativos, colocando mais dispositivos 4G. Muitas continuam aumentando seus passivos, aumentando a quantidade de dispositivos instalados 2G. 

Muito dessa estratégia se deve à tentativa de manter o mesmo perfil de serviço, o simples rastreamento ou (posicionamento e bloqueio).

Emprestando a icônica frase de Ben Parker ao seu sobrinho, Peter, “com mais poderes vem mais responsabilidade“, e é essa a forma de encarar as oportunidades que o 4G traz para o mercado. 

Com maior capacidade de transmissão de dados, menor latência, é possível e necessário uma nova estratégia de dados e modelagem de serviços, para entregar mais valor à cadeia de clientes e conseguir se destacar em um mercado tão competitivo. 

A escolha de devices é um ponto essencial nessa jornada e tem impacto direto nos três pontos mais relevantes para a construção de ativos poderosos. Bons fabricantes com suporte e garantia adequada irão reduzir o seu TCO, viabilizar mais coleta de dados e possibilidade uma estratégia adequada, além de minimizar riscos tecnológicos da sua operação.

Ficou com dúvida de como aumentar seu ativo e criar estratégias competitivas para o seu mercado? Fale conosco e teremos prazer em ajudar.