Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

Você sabe o que é Digital Twin?

Tempo estimado de leitura: 05:12 minutos

O que é Gêmeo Digital?

Transformação digital nas empresas não é mais uma questão de “e se acontecer” e sim uma questão de “quando vai acontecer”, na verdade essa transformação já está acontecendo e as empresas que não assumirem e se prepararem tendem a fracassar. Mesmo que sua empresa não venda aplicativos ou não seja de tecnologia, saiba que você é reconhecido e julgado por meio da tecnologia. Atualmente, todas as empresas devem satisfazer seus clientes e se comunicar com eles via softwares, caso contrário serão obsoletadas em breve.

Tanto as empresas quanto as pessoas estão passando pela transformação digital. Hoje, por exemplo, 67% de uma jornada de compra é feita digitalmente, o que evidencia o quanto uma estratégia digital é importante.

Neste contexto, um novo conceito tem ganhado força no cenário empresarial: o Gêmeo Digital. Esse termo é uma evolução significativa na transformação digital e determina como as empresas poderão desenvolver, avaliar e aprimorar seus produtos.

Existem muitos gêmeos notáveis no mundo, você também pode ser um gêmeo, mas você sabe o que é o gêmeo digital?

Gêmeo Digital, ou Digital Twin é uma versão digital completamente fiel de um objeto físico, uma réplica dinâmica digital atualizada de um ativo ou um ambiente.

Os Gêmeos Digitais surgiram na década de 1960. A NASA foi uma das primeiras a usar essa tecnologia de espelhamento para replicar sistemas no espaço. Em seguida, desenvolveram uma réplica digital do Apollo 13, este foi um projeto de extrema importância em meio a sua missão desafiadora e através dele vários desastres foram evitados. Em 2002 o Dr. Michael Grieves introduziu o conceito de Gêmeo Digital em uma conferência da sociedade americana de engenheiros mecânicos e propôs um gerenciamento de ciclo de vida do produto que continha um gêmeo digital em um espaço físico virtual e o fluxo de informações entre o produto original e seu gêmeo.

Digital Twin e Data Science

O Digital Twin se trata de um modelo informado de dados de um sistema mais complexo, ou seja, um megamodelo que modela todas as diferentes escalas e aspectos de um processo maior.

Esse modelo é completamente baseado em dados coletados de medições e está completamente ligado ao Data Science.

Leia: Effortech Technology | DATA SCIENCE e CRISP DM: o que são e como podem ajudar o seu negócio

Com o auxílio de algumas tecnologias como a Inteligência Artificial, da Data Science e da IoT é possível utilizar o ativo original para construir o gêmeo digital através de dados.

A captação dos dados de todo o processo é feita através de sensores e outros instrumentos. Após isso os dados são enviados para uma plataforma que é responsável pelo recebimento, sistematização, armazenamento seguro e envio desses dados para os dispositivos de interesse, de forma a modelar os mesmos para formação do gêmeo digital.

Deste modo é possível fornecer o gêmeo digital, ou seja, um modelo preciso e eficiente que auxilia engenheiros, designers, empreiteiros e fabricantes a atualizar o modelo original sempre que preciso.

Qual a vantagem do Digital Twin?

Os gêmeos digitais podem ajudar em todas as etapas de um processo, desde o planejamento, design, construção e manutenção de projetos diversos.

No segmento de construção, por exemplo considerando um edifício já projetado e sendo construído o Gêmeo Digital pode auxiliar nas instalações em geral, do telhado a base e auxiliar na mecânica, sistemas de engenharia e tudo mais. Em edifícios já construídos, ao instalar sensores no prédio os mesmos fornecem ao gêmeo digital informações em tempo real e o mesmo se atualiza de acordo com os dados recebidos. Assim, os engenheiros e proprietários podem verificar quais áreas do edifício estão envelhecendo ou com defeitos e fazer melhorias assertivas em grandes escalas.

Na agricultura a tendência é que as informações coletadas por sensores geram o compartilhamento e o cruzamento das informações e com isso seja gerado insights, pesquisas e respostas para aumentar a eficiência do setor gastando menos recursos.

Outra vantagem é que você pode ter vários gêmeos digitais integrados em todo um ecossistema, fornecendo uma visão mais ampla do seu processo.

A indústria de manufatura foi rápida em adotar os gêmeos digitais, em seguida a engenharia e a arquitetura seguiu o exemplo.

Partes que compõem um Digital Twin

Gêmeo Informativo

Um gêmeo digital começa com o conhecimento dos ativos e espaços que compõem o modelo original, pois como mencionado se trata de uma versão editável e possui uma camada adicional de dados operacionais e sensoriais chamada de gêmeo informativo.

Quanto maior a quantidade de dados, mais o gêmeo digital se torna mais rico, mais forte e, consequentemente mais fiel a parte física.

Gêmeos Preditivos

Estes são capazes de aproveitar os dados operacionais para insights enquanto gêmeos abrangentes simulam cenários futuros.

Gêmeos Abrangentes

São responsáveis por simulam cenários futuros e considerar questões hipotéticas para prever este cenário através dos dados coletados. O futuro prevê que os gêmeos digitais se tornem autônomos, capazes de aprender e agir em nome do usuário.

Os gêmeos digitais podem coletar informações importantes sobre crescimento da população, níveis de ofertas de recursos naturais e dados históricos sobre desastres ambientais podendo assim auxiliar na construção de cidades e infraestruturas mais resilientes à medida que o mundo muda. Por agora, os gêmeos digitais estão ajudando gerentes de operações e instalações a responderem mais rápido a problemas eliminando assim a necessidade de documentos de manutenções complexos e demorados que muitas vezes travam o processo.

Os proprietários podem coletar informações com sensores em diversas fases do negócio e tomarem rápidas decisões diminuindo operação, manutenção e custos, reduzindo significativamente os riscos aumentando a segurança.

Os gêmeos digitais estão ajudando construindo um mundo melhor, auxiliando no design de sistema complexos não só engenharia, mas de outros segmentos.

Conte com a Effortech para te auxiliar na criação do gêmeo digital da sua aplicação e comece agora mesmo a transformação digital na sua empresa.