DATA SCIENCE e CRISP DM: o que são e como podem ajudar o seu negócio
Os avanços gerados pela transformação tecnológica estão transformando o mundo e, para que se aproveite ao máximo esses avanços é preciso explorar a capacidade dos dados gerados por elas. Hoje, temos não só uma abundância de dados, mas também uma abundância de inovações tecnológicas que alteram a forma de coleta, armazenamento e análise desses dados, dessas informações.
A cada dia que passa a quantidade de dados aumenta e é necessário que o processamento e análise destes dados seja feita de forma rápida. Este é um desafio atual. Gerar relatórios de análise de forma rápida para que as mesmas possam nortear as metas e os objetivos da empresa e garantir que as melhores decisões sejam tomadas.
Para garantir as melhores decisões, são utilizadas ferramentas e metodologias capazes de transformar dados em insights.
Uma metodologia muito utilizada é o Data Science (em tradução literal, ciência de dados) que é a coleta dos dados de diversas fontes para analisar e subsidiar a tomada, baseadas em análises preditivas e insights.Para a análise de dados, uma das metodologias utilizadas é o CRISP DM (Cross Industry Standard Process for Data Mining). Essa metodologia reúne as melhores práticas para que o Data Science seja o mais produtivo e eficiente possível, analisando dados financeiros, de recursos humanos, produção, hábitos dos clientes, ou quaisquer dados importantes dentro do negócio, para propor modelos de melhoria ou solução de problemas.
A metodologia CRISP DM tem como base os dados coletados e seu processo é dividido em 6 passos:
1 – Entendimento do negócio
O primeiro passo é entender seu negócio e o problema a ser resolvido buscando todos os seus impactos na empresa.
2 – Compreensão dos dados
Aqui realmente começa a mineração dos dados. Após a coleta é necessário organizar e documentar os mesmos para que seja possível entender aspectos importantes para a resolução do problema e observar tendências importantes para os negócios.
3 – Preparação dos Dados
Com os dados coletados, documentados e analisados é hora de escolher os dados que serão trabalhados e definir como serão cruzados para resolver o problema em questão.
4 – Modelagem
Aqui são aplicadas as técnicas de Data Science e aplicadas as análises preditivas, para que a empresa prepare-se para o futuro, resolvendo a questão principal. Os dados minerados podem ser usados para alimentar algoritmos que preveem as tendências dos negócios.
5 – Avaliação
Este momento é importante, pois é quando serão acompanhados os resultados em relação aos objetivos e também à aplicação dos conhecimentos obtidos com o Data Science.
6 – Implementação dos dados e apresentação dos modelos
Aqui, é a hora da verdade, onde tudo que foi obtido de conhecimento dos dados são entregues de forma a ser aplicada. A partir disso, podem ser mudados os processos dentro da organização e criados novos produtos com base em dados, garantindo, assim, o sucesso dos negócios.
Quais as vantagens para o seu negócio?
Como citado anteriormente, a Data Science é capaz de transformar uma quantidade de dados em insights de negócios através de métodos estatísticos e algoritmos que encontram padrões nos dados, o que auxilia as empresas nas tomadas de decisões mais estratégicas resultando em melhores resultados, e realizando predições sobre o que acontecerá no futuro.
Confira 4 vantagens da Data Science para o seu negócio:
1 – Precisão para tomada de decisões
Com a visão completa de todas as informações sobre o seu negócio é possível ter à disposição insights e informações baseadas em análises efetivas para tomada de decisões. Isso permite uma ação mais rápida e, consequentemente melhores resultados. Empresas que tem a cultura “Data Driven” conseguem melhores resultados e tem um maior valor de mercado. Já dizia o mitológico Edwards Deming:
“In God we trust. All other must bring data”
2 – Maximização do Retorno sobre Investimento
Para empresas que investem em tecnologias e buscam resultados rápidos, esse é um indicador importante e o Data Science permite otimizá-lo e aumentar o retorno financeiro.
Com a análise de dados é possível verificar quais ações trazem retorno e quais precisam ser melhorados. Assim, a equipe de marketing, vendas e tecnologia, conseguem investir mais em atividades que trazem mais retorno e corrigir rápido àquelas que não apresentaram retorno satisfatório. O Data Science viabiliza o “erre rápido, aprenda rápido e corrija rápido”.
3 – Captação de Clientes e previsão de demandas
Com a quantidade de informações disponíveis, clientes se tornam mais exigentes em relação aos serviços e atendimentos. Com isso, captar e reter clientes têm se tornado uma tarefa difícil. Utilizando Data Science é possível coletar informações sobre público-alvo, realizar ações direcionadas para captação desses clientes e se relacionar com a base de clientes de forma mais eficiente.
4 – Otimização da Segurança
Com o avanço das tecnologias, o aumento de dados, aumenta também a necessidade de estar à frente dos criminosos cibernéticos e proteger os sistemas corporativos. Utilizando o Data Science é possível estudar padrões de comportamentos recorrentes em sua rede e identificar pontos fracos. Com isso é possível reforçar estratégias de segurança e evitar vazamento de dados, fraudes e outras ameaças.
Sua organização está preparada de fato para o Data Science?
Que tal responder a você mesmo as seguintes perguntas:
- Sua organização já possui experiência com inteligência de dados, mas se encontra estagnada diante das inovações?
- E, você como gestor tem alguma dificuldade em extrair informações, fazer análises de previsões e de mercado e melhorar seu processo de tomada de decisão?
Se as respostas para alguma destas questões foram sim, provavelmente você precisa de um parceiro para sua jornada de Data Science.
Neste caso, conte com as soluções avançadas Effortech e faça com que seus dados estejam trabalhando para o propósito do seu negócio.
Lembre-se: investir em tecnologias é essencial para contar com um diferencial competitivo no mercado. Entre em contato com um dos consultores Effortech e conheça os serviços personalizados e as vantagens de inovar.