Permito o uso de cookies para:

ícone whatsapp

Blog

eSIM: O que é e como vai impactar a Gestão de Frotas

Tempo estimado de leitura: 02:37 minutos

eSIM | De novidade em novidade o mercado das tecnologias vai se aprimorando cada vez mais e, com ele, tudo que envolva a remoticidade das formas de comunicação. Há tempos estamos passando por mudanças muito positivas que ajudam a aprimorar e compactar dispositivos. Um exemplo é a evolução do chip. Com as novas soluções, ele passou do tamanho de um polegar a uma miniatura que é fácil de perder aos olhos, sem afetar o desempenho em aparelhos que pedem a sua utilização.

O que é o eSIM e sua chegada ao mercado

O chip é fundamental para conseguimos fazer ligações, enviar mensagens SMS ou se conectar à internet pelo celular. Quando usado em soluções de telemetria, o chip tem a função de transmitir dados via comunicação GPRS. Nos últimos anos, temos acompanhado a evolução do chip para mini chip, micro chip, nano chip e, agora, o eSIM ou E-chip, que é ainda menor e fica incorporado diretamente ao celular na parte interna.

A proposta do eSIM é acabar com a necessidade de comprar um chip e integrá-lo a um dispositivo. Isso facilitaria a troca de operadoras, por exemplo, já que o eSIM não seria das operadoras, mas vinculado ao aparelho, permitindo a portabilidade pela internet. Além disso, o eSIM suporta múltiplas contas, substituindo a necessidade de aparelhos dual-chip.

Como o E-sim impacta o mercado de Rastreamento de Frotas

Em 2016 a GSMA, órgão que representa os interesses das operadoras em todo o mundo, anunciou mudanças no mercado sobre a incorporação dos SIMcards ao mercado Machine to Machine (M2M). Até aquele momento, todos os sistemas estavam integrados apenas às redes de computadores; hoje, a comunicação via GPRS é uma das mais utilizadas para transmissão de dados, devido a seu baixo custo. Portanto, a chegada do eSIM impacta diretamente os negócios que utilizam a telemetria, como de Rastreamento e Gestão de Frotas, que terão de desenvolver novos hardwares que sejam compatíveis com essa nova tecnologia ou até reinventar seus modelos de negócio.

No mercado brasileiro, as primeiras operadoras adotar o sistema eSIM foram a Claro e a Vivo em Iphones XR, XS e XS Max. Inclusive, a Claro e a GM devem lançar no Brasil um carro que já vem com o eSIM de fábrica, permitindo utilizar conexão Wi-Fi dentro do veículo e acessar remotamente informações de manutenção do carro. Especialistas do setor estimam que nos próximos cinco anos a tecnologia estará presente em 90% dos dispositivos. O eSIM já é realidade. Sua empresa está preparada?

Sua empresa está preparada?

Esta é a era do compacto e da comunicação remota. Com isso, é necessário que as empresas sempre estejam atentas às tecnologias disruptivas para se adaptar. Estamos cada vez mais próximos do mercado global e as projeções para o próximo ano são positivas sobre a produção de chips eSIM para dispositivos móveis IoT. Sua empresa está preparada?

A Effortech certamente pode ajudar seu negócio. Somos fabricantes de hardwares para Telecom e nossa principal missão é viabilizar a gestão remota de ativos, otimizando recursos e, consequentemente, os resultados para os clientes.

Vamos tomar um café e conversar sobre seu negócio?