Aplicações mais relevantes da IoT nas empresas
A sigla IoT vem do Inglês e em tradução livre significa Internet das Coisas, onde “coisa” representa qualquer objeto, seja natural ou artificial ao qual é atribuído um endereço de IP para que seja possível transferir dados através de uma rede. Seguindo uma visão mais técnica, trata-se de dispositivos inteligentes (que utilizam processadores, sensores e hardware) habilitados para web e integrados para coletar, enviar e atuar sobre os dados que adquirem.
Quais benefícios a IoT pode trazer para as empresas?
Organizações de diversos segmentos do mercado já iniciaram sua transformação digital e perceberam diversas vantagens que a nova tecnologia fornece aos seus negócios, assim elas utilizam IoT para conhecer melhor seu público de interesse e oferecer um atendimento aprimorado, aumentar o valor dos negócios, melhorar a tomada de decisões e operar com mais eficiência.
Rastreamento de Ativos
Um dos maiores benefícios da IoT é o rastreamento de ativos (sejam ferramentas, equipamentos ou maquinários). Este rastreamento é feito utilizando sensores e, quando conectados a terminais satelitais permitem rastreamento em 100% do planeta de forma ininterrupta sem a necessidade de investimentos em infraestrutura. Isso permite que os gestores tenham insights em tempo real de sua operação e podem localizar facilmente os problemas em seu banco de dados e agilizar manutenções preventivas se necessário.
Leia: 10 Razões para você usar os terminais satelitais ICON ST da Effortech
Eficiência
Quanto mais dispositivos estiverem conectados à internet, mais a IoT deixa sua empresa inteligente, permitindo redução de custos operacionais e insights em tempo real que ajudam na criação de planos de ação para redução do tempo de inatividade por manutenção, redução de estoque e redução de tempo de comercialização.
Proteção e Segurança
A integração da IoT com sensores e câmeras permitem que o local de trabalho seja monitorado para garantir a segurança do equipamento e dos trabalhadores. Isto pode alertar profissionais para a resolução rápida de ameaças para que as mesmas não se tornem problemas reais.
Aumento da Produtividade e Redução de Custos
A lucratividade está diretamente relacionada com a produtividade. Com a IoT é possível oferecer treinamentos just-in-time para colaboradores e, com isso aumentar a eficiência no trabalho e reduzir a desarmonia aumentando a produtividade e, consequentemente reduzindo os custos.
Entendendo os conceitos e benefícios da IoT podemos verificar a aplicação da mesma em diversos segmentos.
Principais aplicações da IoT em segmentos variados
Agricultura
No campo a IoT pode ser aplicada de diversas maneiras: na agricultura de precisão, quando utilizada com sensores, sistemas de controle, robótica, veículos autônomos, hardware automatizado e tecnologia de taxa variável é definida como a tecnologia que torna a prática agrícola mais precisa e controlada utilizando tecnologia da informação. No monitoramento pecuário para coletar dados sobre o local e o bem-estar dos gados identificando os animais doentes para serem separados do rebanho. Na utilização de drones que permitem imagens em tempo real sobre saúde da lavoura e economia de tempo e nas estufas inteligentes para aumentar o rendimento de vegetais, frutos e culturas. Essas estufas controlam os parâmetros ambientais através de intervenção manual ou de um mecanismo de controle.
Leia: IoT na Agricultura
Construções Inteligentes e Segurança Pública
Nas construções inteligentes a IoT pode reduzir os custos de energia monitorando a temperatura, iluminação e, se necessário ligando e desligando o ar-condicionado. Quando sensores são utilizados, é possível detectar quando tem pessoas na sala e utilizar o sistema descrito acima.
Já na segurança pública a IoT pode melhorar o tempo de resposta dos socorristas durante uma emergência e fornecer opções alternativas de rotas para os mesmos bem como monitorar os sinais vitais de vítimas ou bombeiros em locais com risco de vida.
Domicílios e Na saúde
Casas inteligentes são equipadas com termostatos e aparelhos de aquecimento assim como iluminação e outros dispositivos que são conectados entre si e podem ser controlados remotamente. Já na saúde a IoT permite que os pacientes sejam monitorados em tempo real, assim como o gerenciamento de medicamentos e instrumentos médicos.
Projeto de IoT bem sucedido
Para que um projeto utilizando IoT seja bem sucedido não basta apenas ter uma coleta de dados eficiente. O mero ato de conectar dispositivos e coletar dados não é o suficiente e empresas que se limitam apenas a isso são as primeiras a falhar em seus projetos de IoT. Além da coleta de dados existem outros fatores que precisam ser considerados para garantir o sucesso de seu projeto.
O primeiro passo é ter uma coleta de dados organizada, e orientada por necessidades reais de seus negócios (e não somente coletar por coletar, ao acaso) Coletando dados com propósito, com um objetivo pré estipulado é possível realizar análises inteligentes e obter insights valiosos.
O segundo passo é verificar quais são as expectativas do seu cliente com relação ao projeto e o que você realmente pode oferecer. Uma incompatibilidade entre a visão do produto e as expectativas e resultados reais pode se tornar um desafio a ser superado. Não existe limites para imaginação. Com bases nessa frase existem muitos casos onde os requisitos do cliente são bastante vagos ou até mesmo irrealistas. Com isso, todas as soluções e expectativas devem ser investigadas, analisadas, esclarecidas, e claras para evitar complicações maiores.
O terceiro passo é ter em mente que uma estratégia bem pensada, abrangente e de longo alcance leva tempo. Com a evolução da IoT e das tecnologias de mercado, uma solução que é boa o suficiente hoje pode muito bem estar desatualizada amanhã. Por isso é importante planejar as soluções com uma visão de futuro, acompanhar as voltas da indústria de tecnologia ajudará você a estar preparado para o inesperado.
O quarto passo é encontrar ótimos provedores de serviços. Se certificar que o provedor se esforça para ir além e aprender mais sobre os requisitos exatos do seu projeto, que o mesmo ofereça qualidade, possibilidade de integração entre plataformas, confiabilidade e suporte técnico. Não vise somente preço, afinal ninguém gosta de ser jogado no fundo do poço e abandonado em apuros, não é mesmo?
O quinto passo é procurar inspirações! Quando você desenvolve seu projeto e sabe exatamente o que deseja você pode procurar inspirações, verificar soluções semelhantes já desenvolvidas e, buscar orientação do seu provedor de serviço para expandir as possibilidades do seu produto ou processo.