Por que usar a dupla GPRS e Satélite na sua solução de telemetria
É praticamente inconcebível nos dias de hoje imaginar uma operação logística que não utilize ao menos um dispositivo de telemetria. Com a comunicação entre máquinas é possível monitorar em tempo real toda a operação, trazendo muito mais segurança para motoristas e redução de prejuízos com roubo de cargas. Sem contar os inúmeros dados coletados, que permitem a redução de custos e otimização de recursos das empresas.
Hoje, grande parte das soluções de telemetria utilizam exclusivamente a comunicação GPRS (rede de celular) para a transmissão de dados, devido, principalmente, ao seu baixo custo. Contudo, esse tipo de comunicação possui falhas na cobertura que podem causar grandes prejuízos para a operação. Por outro lado, soluções mais confiáveis, como a comunicação via satélite possuem custo mais elevado, que podem inviabilizar sua utilização.
Mas então, o que fazer? Qual a melhor solução?
E se eu te disser que é possível unir o melhor dos dois mundos? Ter a comunicação barata do GPRS e a segurança da comunicação via satélite, em uma solução híbrida que aproveite o melhor de cada tecnologia. Parece sonho, mas felizmente é uma realidade muito possível de ser implantada.
Não acredita? Então continue a leitura e confira cinco motivos para começar a utilizar a dupla GPRS + satélite <3 na sua operação.
Cobertura Global, sem interrupções
Uma das principais vantagens de se usar a comunicação via satélite junto à GPRS é a possibilidade de abrangência global. Sabemos que um dos pontos fracos do GPRS é sua cobertura que possui falhas, principalmente em locais afastados das áreas urbanas.
Esse lapso de cobertura pode ser um prato cheio para ladrões. Com a comunicação satelital atuando em conjunto, o envio de dados é ininterrupto, sem brechas. Assim que o GPRS para de funcionar, entra em ação o satélite automaticamente, garantindo a continuidade da transmissão.
Atualmente, a única rede de satélites com cobertura verdadeiramente global, de polo Sul a polo Norte é a oferecida pela Iridium, a qual é utilizada pela Effortech nos terminais satelitais ICON ST-0 e ICON ST-1.
Melhor custo-benefício, sempre
A comunicação GRPS, de forma geral, possui excelente custo-benefício para envio de dados, além de baixo consumo de bateria. Contudo, as barreiras terrestres podem ser um empecilho para os gestores de frotas.
Como os ativos utilizam chips de operadoras de celular, é preciso considerar a área de cobertura da operadora contratada e as possíveis taxas de roamming, que podem acabar com o planejamento financeiro do gestor, principalmente das empresas que atuam em solos brasileiros e internacionais.
No caso das operadoras satelitais, leva-se em consideração somente o volume de dados trafegados, sem se preocupar com a aplicação ou região do planeta em que a solução irá operar, permitindo mais previsibilidade das tarifas e melhor controle financeiro.
Utilizando uma solução híbrida, é possível definir qual é a melhor opção de tecnologia, dependendo do trajeto a ser realizado, garantindo o melhor custo-benefício em toda situação.
Implantação fácil e rápida
A comunicação via GPRS é conhecida por sua fácil implantação. Em grande parte dos casos, basta ter o chip de uma operadora ativo e usar.
No caso da comunicação satelital, a implantação é tão ou mais rápida que a GPRS. Isso porque o acesso aos satélites é instantâneo e não necessita da avaliação de disponibilidade de atendimento ou contratação de operadoras de serviços locais.
Confiabilidade até em desastres
A comunicação GPRS muitas vezes sofre com congestionamento de rede e pode facilmente ser afetada por condições climáticas e desastres. Nesses casos, os gestores de frota não conseguem rastrear a localização de seus veículos ou se comunicar com os motoristas.
Já a comunicação via satélite é extremamente confiável. Sua cobertura de serviços é global e completamente disponível, sem a dependência de infraestrutura e qualidade de cobertura terrestre. Até mesmo em situações de desastre, a comunicação via satélite não é prejudicada garantindo a continuidade de envio de dados, de forma ininterrupta.
Desta forma, mais uma vez a comunicação satelital mostra-se como uma excelente alternativa de comunicação reserva na indisponibilidade do serviço de cobertura celular.
Mais segurança, mesmo com jammers
Outro benefício ao adotar a dupla satélite + GPRS é permitir a comunicação, mesmo no caso de ataques de bandidos que utilizam jammers celulares. Esses dispositivos são ilegais e bloqueiam o sinal GPRS, tanto do celular do motorista, quanto dos dispositivos de rastreamento, impedindo o envio de alertas e dados de localização, deixando a carga vulnerável e colocando em risco a vida dos motoristas.
Usando a comunicação híbrida, assim que os jammers bloquearem o sinal GPRS, o sinal satelital entra em ação, mantendo o funcionamento dos dispositivos que podem enviar alertas de emergência aos gestores de frotas, possibilitando rápida atuação.
Como pudemos ver, a dupla GPRS e Satélite podem trazer diversos benefícios para os gestores de frotas. Se você se interessou no assunto e quer entender melhor como colocar em prática essa solução híbrida, veja como utilizar um terminal satelital e um transmissor inteligente para ter a solução completa.
Se preferir, entre em contato conosco. Podemos orientar sua empresa em relação às mais corretas tecnologias e ferramentas de conectividade disponíveis para sua aplicação.