Série Rastreando o Lucro: #Hack9
Onde você quer que seu negócio esteja daqui há 06 meses? E daqui há 05 anos?
Por mais que seja uma pergunta simples, muitos negócios não tem essa visão clara e podem sofrer problemas sérios. Lembrando da célebre frase do Gato no filme Alice, no País das Maravilhas:
“Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!”
Pois é, isso também se aplica ao seu negócio.
Definir objetivos claros te ajudará a manter o foco em perseguir os objetivos e os obstáculos servirão apenas para fortalecer seu negócio durante o processo.
“Obstáculos são aquelas coisas medonhas que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.”
Henry Ford
Mas o que tem a ver os objetivos com as tecnologias? E como isso ajudará meu negócio a progredir?
Algo que vemos muito, são empresas com uma sede muito grande de adoção de diversas tecnologias, mas sem a definição de objetivos claros de qual serviço será prestado usando essa tecnologia e qual o perfil do cliente que será atendido. Muitas empresas acabam vendo seus concorrentes lançarem novas tecnologias e logo sentem medo de ficar de fora (FOMO) dessas novidades, e logo alocam recursos internos para testar produtos e tecnologias, muitas vezes, sem um objetivo claro.
Para desenvolver uma estratégia sobre quais tecnologias adotar, é importante considerar alguns fatores:
- Qual o orçamento para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)?
- Quanto tempo pretendo lançar esses novos produtos no mercado?
- Qual o perfil do cliente que irá atender com os novos produtos?
Ao mesmo tempo que muitas empresas se antecipam em adotar tecnologias sem um plano de ir ao mercado com as novas soluções, outras empresas acabam não fazendo um planejamento de adoção de novas tecnologias que permitirão um aumento de faturamento, a entrada em novos mercados e por consequência, o crescimento do negócio, e correm atrás de soluções apenas com a demanda do mercado. No entanto, o tempo de implementação e validação pode atrapalhar o fechamento do negócio pelo timing do cliente.
Empresas de todos os portes desperdiçam milhões por escolherem tecnologias erradas para a construção de suas soluções, apenas por falta de clareza nos objetivos ou falta de apoio técnico especializado. É possível diagnosticar quando a estratégia de adoção de tecnologia não está refinada, quando:
- Clientes ficam insatisfeitos e passam a procurar apenas preço;
- Custos com recall e troca de dispositivos aumentam;
- A falta de conectividade se torna um problema recorrente;
- Oportunidades são perdidas pois você não está no timing;
- Os dispositivos e plataformas não se conversam, aumentando os custos e tempo de implementação de projetos;
A escolha das tecnologias pode ser mais simples quando há um mapeamento claro dos objetivos da empresa e um mapeamento das necessidades para a coleta, transmissão e tratamento dos dados.
Precisa de ajuda para estruturar os objetivos ou criar uma estratégia de adoção de tecnologias para o seu negócio? Conte conosco e teremos prazer em ajudá-lo.